No atendimento aos pacientes de um hospital ou centros de saúde, os gases medicinais estão presentes e são elementos essenciais nesses ambientes.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda as análises de todos os pontos de gases respiráveis pelos pacientes, a fim de garantir a confiabilidade do produto utilizado, bem como o bem-estar dos pacientes.
Além dessa análise, outro serviço recomendado é a de concentração de Óxido Nitroso (N2O) no ar ambiente em salas cirúrgicas em níveis de ppm.
Essa análise é comumente realizada no momento da cirurgia, devido ao fato de o gás N2O ser utilizado como anestésico no paciente.
Assim, a equipe da AirLab Analítica® seleciona pontos específicos do ar na sala de cirurgia para serem analisados no local, garantindo a confiabilidade dos resultados.
Essa análise é feita pois o gás N2O é extremamente hilariante, caracterizando um alto risco para o time cirúrgico presente na sala, que pode acabar respirando o gás, podendo sua inalação alterar os sentidos, mesmo em pequenos vazamentos, o que acaba sendo também perigoso ao paciente.
Muitos hospitais já aderiram a essa boa prática como procedimento padrão, o qual é realizado semestralmente.
Para garantir a segurança e a qualidade dos gases medicinais utilizados em hospitais, a AirLab Analítica® conta com os seguintes serviços à disposição:
- Análises de ar ambiente para fins de segurança do trabalho (UTI, centros cirúrgicos, salas de internação)
- Análises de pontos respiráveis por pacientes (gases medicinais)
- Análises de compressores de ar
- Análises de tanques de gases
- Análises de umidade e contaminantes